terça-feira, 2 de dezembro de 2014

GR-26 Santiago da Guarda-Quatro Lagoas

Sabia da existência de um projecto de uma GR-26 apelidada Terras de Sicó que se tentou implementar no passado na zona centro de Portugal abrangendo as terras da Serra de Sicó. Sabia também que este projecto nunca se concluiu, apesar de ter visto em tempos a sinalética e um painel informativo em Penela. Fazendo pesquisa fui dar ao site Terras de Sicó onde fiquei a saber que a ideia original era dividir a GR em percursos mais pequenos de aproximadamente 20km. 
Assim, usei do Google Earth para traçar o trajecto dos vários PR´s que depois uni para obter a GR-26 Terras de Sicó. Era um dos meus objectivos percorrê-la, a pé ou de bicicleta.
Mas neste ano de 2014, foi com alegria e entusiasmo que tomei conhecimento que estava a ser implementada sinalização para esta rota ver finalmente a luz do dia e aventureiros no seu encalço.
Não sabia se o percurso era coincidente com o inicialmente proposto. Comecei esta demanda em Ansião por ser o local mais perto de onde vinha (IC8 lado Este).
O equipamento que usei foi o seguinte:

Mochila de trekking Lowe Alpine AirZone Quest 37
Campismo: tenda Gelert Solo 1 person tent (waterproof), saco-cama, almofada
Acessórios de higiene, escova de lavagem de roupa
Meias, toalha, roupa interior
Garrafa de água, calças impermeáveis, guarda-chuva
GPS: Garmin Dakota 20
Máquina fotográfica: Sony DSC-HX20V

Como não sabia se a nova GR-26 passava em Ansião ou não comecei por seguir a GR-26 antiga (que só estava no meu GPS) . Estava confiante que iria encontrar a sinalização recente, pois o track que levava era um tanto sinuoso. Isto confirmou-se em Santiago da Guarda, onde avistei a primeira placa indicativa e os traços vermelho-branco. Esta sinalização não é coincidente com o projecto inicial, embora passe pelas mesmas zonas. De um modo geral e pela parte que vi, a sinalização está bem conseguida mas não isenta de falhas, não sei se por vandalismo ou erro humano. Nada que uma tentativa e erro não resolva e se descubra o fio à meada. Quando a rota estiver inaugurada e houver acesso a um mapa da mesma, creio que as coisas serão mais fáceis. 
Gostei de ver a profusão em sinalética: GR-26, Caminhos de Santiago, Caminhos de Fátima, PR Condeixa-a-Nova. Pena não me ter cruzado com nenhum peregrino nesta altura do ano.
Um local onde quase desisti foi à chegada a Alcabideque. Andei cerca de 300m sem ver marca alguma, mas depois no centro desta localidade, à beira-rio lá estava uma placa com a distância até Condeixa-a-Nova. O problema é que depois a sinalização desapareceu e só voltei a encontrá-la perto das ruinas de Conímbriga. Ainda segui o percurso no sentido contrário mas voltei a perder as marcas umas centenas de metros andados. Vou ter de esperar que haja um mapa da rota para saber o que correu mal!
Os 72km que fiz tiveram muito interesse para mim, senão vejamos:
- avistei uma dezena de parapentes ao 2º dia
- as Buracas de Casmilointeressante formação geológica
- as muitas aldeias pitorescas
- os caminhos de peregrinação (Santiago e Fátima)
- a vila de Penela e o seu castelo (onde não me detive por já conhecer)
- os muitos pastores e seus rebanhos de cabras e ovelhas com quem metia conversa
Ao longo do troço que fiz há vária oferta de cafés, mercearias e restaurantes. 
É perfeitamente viável fazer o percurso de bicicleta. Em alguns pontos é aconselhável desmontar, quer por precaução, quer pela imposição do terreno.
Andei "dentro das marcas" até à aldeia de Quatro Lagoas. À sua saída tinha uma bifurcação de caminhos rurais e não mais encontrei os traços horizontais em nenhuma das opções. Não sei se os trabalhos foram interrompidos aqui ou se algo me escapou. O futuro o dirá, quando aqui voltar para completar o que me propus inicialmente. 
Até à próxima caminhada! Saudações pedestres.


GR-26 Santiago da Guarda-Quatro Lagoas

Sem comentários:

Enviar um comentário